Forte e gordo? Veja como a obesidade pode atrapalhar os músculos

Crédito: iStock
– Doutor, sou um "fordo" convicto! Tem problema para minha saúde? – Perguntou Jorge, o paciente
– O quê, Jorge? – perguntei espantado
– Fordo, doutor! Sou forte, mas também sou gordo. ( Fordo = Forte + gordo)
– Nossa Jorge, esse termo é novidade para mim.
Ainda que sua massa muscular esteja boa, a obesidade –que é caracterizada pelo excesso de gordura corporal — pode colocar sua saúde em risco. Vou te explicar o porquê.
Obesidade por mais de 6 meses contribui para a diminuição da quantidade de massa muscular e para a piora da potência muscular. As células de gordura, conhecidas como adipócitos, se infiltram no tecido muscular. Desta forma, ocorre uma piora da quantidade e da qualidade do músculo, que são 2 fatores que já costumam ser agravados no envelhecimento.
– Nossa doutor, eu ia falar exatamente isso: eu tenho mantido o mesmo peso, mas percebo que estou ficando com menor força. Marquei uma consulta com o cardiologista, que após vários exames, me disse que na parte cardiológica estou muito bem. Será que minha massa muscular esta perdendo a qualidade?
– Jorge, talvez você tenha obesidade sarcopenica, que ocorre quando o paciente tem duas doenças: obesidade e sarcopenia.
Enquanto a obesidade é definida como excesso de gordura corporal, a sarcopenia esta presente quando a quantidade e a qualidade dos músculos estão abaixo do normal.
Para diagnosticar a sarcopenia, utilizamos testes que avaliam a qualidade muscular como o teste da caminhada e da força do aperto de mão através de uma aparelho conhecido como dinamômetro. Já a quantidade de músculo e de gordura podem ser avaliados em aparelhos como a bioimpedância multifrequencial e o DEXA.
Você se identificou com as queixas do Jorge? Talvez ele ainda não tenha obesidade sarcopênica, mas quem tem obesidade e está sedentário tem um risco aumentado para desenvolver este problema de saúde.
A conversa acima foi fictícia, mas poderia ser verdade. O objetivo da coluna é chamar atenção para essa doença e dar dicas de como evitar:
- Musculação: Fazer exercício físico contra uma resistência, seja na sala de musculação ou até mesmo em casa, usando o peso do próprio corpo;
- Diminuir a quantidade total de calorias: Mesmo que seja proveniente de fontes saudáveis, como frutas, o excesso será estocado na forma de gordura;
- Aumentar consumo de proteínas: Sem proteína na alimentação o organismo não consegue produzir massa muscular. O Whey Protein se destaca como fonte de proteína de alta absorção.
Existem muitas causas para um paciente desenvolver esta doença e todas elas passam por uma alimentação desequilibrada e o baixo nível de atividade física.
Lembre-se sempre que a massa muscular não aumenta durante o exercício físico, ela é apenas estimulada, ainda é necessário uma alimentação correta e descanso para que o organismo possa se adaptar e melhorar.
Bons treinos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.