Beber água demais durante o exercício pode prejudicar a saúde e seu treino
Todos suamos durante a realização de um exercício, mas você já deve ter percebido que uns suam mais do que os outros.
A taxa de suor pode variar de 300 ml até incríveis 2,4 litros por hora. Os principais fatores que influenciam nessa variação são: intensidade do exercício, tempo de duração, a capacidade física de quem está realizando o exercício e ainda características do clima como temperatura, umidade e altitude.
Como fazer para se reidratar?
O peso após o exercício não deve ser menor que 2% do peso inicial, afinal 1 kg de peso perdido equivale a 1 litro de líquido. Portanto, o consumo de líquido durante o exercício deve ser o suficiente para corrigir a perda ocorrida pelo suor. Por exemplo: uma pessoa de 70 kg não deve ficar com menos que 68,6kg, ao final do exercício.
Acertar uma hidratação perfeita não é tarefa simples. O cálculo envolve avaliar peso pré e pós-exercício, além de descontar caso haja necessidade de urinar, e somar a quantidade de líquidos ingeridos. Erros na hidratação podem levar ao aumento ou diminuição de eletrólitos, principalmente de sódio.
A maior parte dos estudos científicos foi realizado em atletas profissionais que devido à alta intensidade do exercício tendem a consumir menos água do que o necessário, o que pode levar a hipernatremia (concentração de sódio alta no sangue). Entretanto o mesmo não ocorre entre os amadores. Nas últimas 2 décadas diversos estudos comprovaram que os amadores acabam bebendo mais líquidos do que o necessário.
O problema ocorre quando o consumo de líquidos é maior que a perda seja pelo suor ou via urina. Esse excesso de ingestão de líquidos com baixa perda de suor é a principal causa de hiponatremia: nível baixo de sódio no sangue.
Inchaço, edema com ganho de peso, náuseas, vômito, dor de cabeça , desconforto respiratório e até a morte –se não houver tratamento — são os sintomas da hiponatremia durante o exercício, que ocorrem quando o nível de sódio está abaixo de 130 mmol/L
Os casos de hiponatremia são raros e exigem tratamento médico rápido e adequado. As mulheres costumam estar mais suscetíveis a este problema porque seu volume corporal é menor.
Devemos pensar em reposição de sódio durante o exercício, principalmente quando:
- Perda maior do que 1.2 L de suor por hora de exercício;
- Exercícios com duração superior a 2 horas.
Mas atenção! Consulte um médico para avaliar a resposta do seu organismo ao exercício e descobrir se você está em risco para esses ou outros problemas de saúde.
Exercício é o melhor remédio para saúde, mas tem que ser tomado na medida certa.
Bons treinos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.