Topo

Guilherme Giorelli

Comer açúcar te deixa mais feliz ou mais cansado?

Guilherme Giorelli

04/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Faça a pergunta do título deste blog em voz alta no seu trabalho ou na reunião de família e você irá perceber que vivemos uma fase do açúcar ame-o ou deixe-o.

Todo mundo tem uma opinião:

– Açúcar é o responsável pela obesidade! – Dirão alguns

– Sem açúcar na alimentação eu fico muito nervoso e mal-humorado – dirão outros

As posições quase sempre são extremistas! Entretanto, na ciência não podemos escolher um lado filosófico, devemos estar abertos a aprender com todos os estudos científicos. Mas, antes de responder a pergunta do blog.

Você sabe dizer o que é açúcar?

Aquele cristal branco que se coloca no café é a sacarose. Sacarose é uma molécula, retirada da cana de açúcar, formada da união da glicose com a frutose.

Açúcar é um tipo de carboidrato, talvez o mais famoso de todos. Além da sacarose, a lactose (presente no leite) e a frutose (presente nas frutas) também são considerados açúcar.

É fácil identificar a nossa atração pelo açúcar. Aquela sensação após a refeição, no qual salivamos só de pensar em algo doce, trazendo uma sensação de prazer. Mas o que acontece depois?

Artigo publicado em abril de 2019 por pesquisador da Humboldt University of Berlin resolveu verificar os efeitos imediato, do consumo dos carboidratos, sobre o humor.

O estudo pesquisou todos os artigos publicados e conduzidos com maiores de 18 anos que avaliassem o humor e o consumo de carboidratos, com grupo controle e seleção randomizada. Ou seja antes de avaliar qual tinha sido o efeito imediato do carboidrato no humor, os participantes eram divididos em diferentes grupos com ou sem carboidrato.

Após seleção de 5757 artigos científicos, apenas 31 foram analisados na etapa final, com um total de 1.259 pessoas.

Resultados:

  • Carboidratos não têm um efeito benéfico em qualquer aspecto do humor.
  • O consumo de carboidratos reduz o estado de alerta em 60 minutos após o consumo.
  • Os carboidratos aumentam a fadiga dentro de 30 minutos após o consumo.

Atenção – Na pesquisa não foram avaliadas pessoas que realizaram exercício físico ou que estavam sem se alimentar corretamente. A pesquisa buscou avaliar o efeito direto e imidiato do consumo de carboidrato e humor em pessoas saudáveis, sem ajustar para exercício ou consumo de outros alimentos.

Se voce busca a felicidade numa bebida açucarada, sua resposta não encontra embasamento cientifico. Talvez esteja faltando encontrar outros diagnósticos responsáveis, em uma avaliação médica.

Sabe o que pode melhorar o humor e gerar felicidade? Exercício Físico!

Bons treinos!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.