Topo

Guilherme Giorelli

Gel de carboidrato com proteína durante a maratona melhora a recuperação

Guilherme Giorelli

11/08/2018 04h36

Crédito: iStock

Domingo de manhã, Carlos acordou cedo e um pouco nervoso: era o dia de sua primeira maratona! Ele tinha treinado durante 4 meses para aquele dia e seguiu corretamente todos os treinos de seus professores. Resultado: conseguiu completar a corrida realizando seu sonho! Mas durante a semana seguinte houve grande dificuldade para trabalhar. Estava com muitas dores musculares e uma grande sensação de fadiga.

O caso de Carlos está cada vez mais presente nos consultórios médicos, e não estou falando de lesões traumáticas. Desde 2013 mais de 500.000 pessoas completam uma maratona por ano nos EUA. Números impressionantes pois a distância oficial de uma maratona são 42km e 195 metros.

O problema é que a maior parte dessas pessoas não é de profissionais de corrida e sim trabalhadores, como eu e você. Pensando nesse grupo de pessoas, pesquisadores publicaram um artigo para avaliar como era a recuperação após a maratona.

Foram a avaliados em 24, 48 e 72 horas após a maratona, o nível de dor muscular, sensação de humor e fadiga, além de marcadores bioquímica do comportamento dos músculos. Para o estudo foram recrutadas homens e mulheres que corriam 8km, mas nunca haviam completado uma maratona.
Eles foram submetidos a 15 semanas de treinamento.

Durante a prova eles foram divididos em 2 grupos:

  • Grupo 1 – Agua e Gel com 25 gramas de Carboidrato
  • Grupo 2 – Água e Gel com 20 gramas carboidrato e 5 gramas de proteína

Segundos os autores, esse foi o primeiro trabalho a ser publicado que avaliou os efeitos da associação de carboidrato + proteína após uma maratona.

Uma menor sensação de dor, de fadiga , menores marcadores de lesão muscular foram observados no grupo carboidrato + proteína nas avaliações realizadas com 72 após a corrida.

O estudo foi pequeno, mas demostra resultados interessantes, que precisam de mais estudos para serem comprovados. Entretanto chama muita atenção pois foi realizado em pessoas comuns, e não somente em atletas.

Para ter saúde não adianta apenas treinar, suplementar ou comer um alimento saudável. É preciso consistência. É preciso voltar no dia seguinte. Portanto artigos que nos ajudem na recuperação para o próximo treino são fundamentais.

Parabéns para todos os Carlos do Brasil, que puderam essa semana, dia 7 de agosto, comemorar o dia do maratonista! Que venham as próximas corridas!

Bons treinos!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.