Topo

Guilherme Giorelli

Whey protein pode ajudar no controle da pressão alta

Guilherme Giorelli

07/04/2018 04h10

Crédito: iStock

"Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio". A frase atribuída a Hipócrates, o pai da medicina ocidental, ilustra bem o artigo publicado na prestigiada revista Nature e realizado por pesquisadores do Reino Unido. Este é o primeiro artigo realizado em humanos que conseguiu comprovar que o whey protein tem a capacidade de diminuir a pressão arterial em pacientes com hipertensão leve.

Há alguns anos que trabalhos realizados nas bancadas de laboratórios ou em modelos animais demonstraram que peptídeos presentes no whey protein têm a capacidade de vasodilatação e de inibir a enzima conversora de angiotensina –também conhecida como ECA– , mas nenhum estudo até o momento tinha comprovado seus efeitos em seres humanos.

A enzima ECA atua no controle da pressão arterial, diminuindo a resistência vascular periférica e regulando o volume de fluidos no corpo. Este sistema é muito conhecido e a inibição da ECA é o principal mecanismo utilizado por medicações anti-hipertensivas.

Para realizar o experimento, os pesquisadores submeteram um grupo de 27 pacientes com hipertensão leve (pressão até 159/99) que não estavam fazendo uso de medicações, a um café da manhã seguido, após cinco horas e meia, de um almoço. Ambos ricos em gordura.

Lembre-se que o trabalho foi realizado no Reino Unido, então a alimentação escolhida se assemelhava aos exageros cometidos por lá.

Café da manhã: 75 gramas de croissant + 15g de manteiga + 4 pedaços de pão tipo shortbread

Almoço: 125 g de pão não integral+ 25g de manteiga + 40g de Cream-Cheese

Além das refeições high fat (ricas em gordura), os pacientes foram divididos em três grupos que recebiam a mesma quantidade de calorias, porém com suplementos diferentes:

  • Grupo 1 recebeu 28 gramas de whey protein;
  • Grupo 2 recebeu 28 gramas de caseína;
  •  Grupo 3 recebeu 27 gramas de maltodextrina.

Cada paciente foi avaliado três vezes durante o estudo. Um dia onde houve consumo de café e almoço + whey; em outro dia, café e almoço + caseína e, em outro dia, café e almoço + maltodextrina. Cada um desses dias de avaliação, foi feito com 3 semanas de intervalo. Esta técnica de estudo, utiliza o mesmo paciente nos três modelos de avaliação para diminuir os fatores confusão durante a análise.

Sobre os suplementos utilizados:

Maltodextrina é um tipo de carboidrato de absorção mais lenta que a glicose. Whey protein e caseína são as duas proteínas encontradas no leite, enquanto o whey protein corresponde a apenas 20% do total, o restante, 80% é de caseína.

As diferenças não param por aí, o whey protein é mais rapidamente absorvido, enquanto a caseína tem absorção lenta. Isso se deve à composição diferente de aminoácidos que as duas tem. Tal fato, não torna necessariamente uma proteína melhor ou pior do que a outra. O que determina se é bom ou ruim é o objetivo a ser avaliado.

No caso deste estudo, o whey protein foi eficiente para a diminuição da pressão arterial. Se observou que até 5 horas após o consumo de whey protein, houve uma diminuição da pressão arterial sistólica, de 15 mmhg –quando comparado com a caseína e com a maltodextrina (23.4 mmhg).

O trabalho foi apenas o primeiro, é pequeno, portanto ainda são necessárias mais pesquisas, para que possamos recomendar seu uso específico para os pacientes que sofrem de pressão alta.

A ciência avança e precisamos de muita calma e análise crítica antes de tirarmos conclusões.

Este trabalho traz uma ótima notícia para entendermos melhor o poder dos alimentos e suplementos e como eles podem nos ajudar. Mas para poder usar é preciso ajustar o suplemento correto para aquele paciente que precisa.

Bons treinos!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.