Topo

Guilherme Giorelli

O que é Nutrologia: Por que uma hora um alimento é vilão e depois é amigo?

Guilherme Giorelli

24/11/2017 10h02

Crédito: iStock

Ovo: sim ou não? Glúten emagrece ou engorda? Lactose é do bem ou do mal?

Todos nós buscamos respostas simples que nos salvem. Mas respostas simples ou únicas não existem quando se trata da saúde do ser humano.

Por que? Para começar, o ser humano não é apenas um só ser, ele é habitado por milhões de bactérias (segundo artigo da revista Nature, estima-se que temos 39 trilhões de bactérias e 30 trilhões de células).  Além disso, tudo está sempre mudando: nossa massa muscular, nosso volume de água dentro e fora das células, nossa quantidade de gordura. Nem nosso esqueleto é aquilo que vemos nos desenhos, ele também é reflexo de tudo que fazemos todos os dias. Se você dormiu mal, se estressou no trabalho…Adivinhe? Seu organismo muda, reage.

A resposta do organismo é constante e talvez seja a única certeza: há uma mudança.

Devemos desistir então? Aceitar a genética que nos foi entregue por nossos pais como destino?

Não! Definitivamente não! Genética não é destino, da mesma forma que seguir aquela dieta, aquele programa de exercício ou suplementação que deu certo para um amigo seu, não é certeza de sucesso para você.

Entenda: você não é só aquilo que você come. Você não é só o treino físico que você fez.

Você é aquilo que seu organismo faz com o que você come. Você é aquilo que seu organismo faz com o seu treino.

Portanto, entender sua genética, sua microbiota intestinal, sua composição corporal, seus hábitos alimentares, qualidade de sono e nível de stress, é algo fundamental para criar caminhos de sucesso.

Isto é a nutrologia, uma especialidade médica que estuda essas respostas corporais. Ou seja, não apenas olhando para a composição dos alimentos e sim, a partir deles, estudamos a fundo o corpo humano, o organismo como um todo e sua relação com o alimento. Suas preferencias, desejos e dificuldades dia a dia  devem ser levados em conta antes de afirmar se o alimento é bom ou ruim para você. Se você pode comer ovo por seu colesterol estar controlado, ou se você precisa aumentar a quantidade de proteína por estar evoluindo com diminuição de massa magra e o ovo é a unica coisa que você consegue cozinhar. Se você pode ou deve evitar o glúten, por ter doença celíaca ou simplesmente por querer perder gordura corporal.

Quando uma pesquisa cientifica é feita para responder estas dúvidas, é impossível levar em consideração a realidade de todas as pessoas. Por isso na metodologia é preciso descrever como o trabalho foi feito, para qual população se destina aquela conclusão pontual. O problema é que muitas vezes esquecemos todo o estudo e ficamos apenas com as conclusões, como se elas fossem verdades absolutas.

A ciência tem verdades transitórias, porque ela avança. A cada dia surgem novos trabalhos, novos olhares para resolver os problemas e por isso ela é tão fascinante.

Vivemos em um mundo de empoderamento, no posicionamento de que cada um pode e deve ser diferente. Entretanto, buscamos um alimento ou uma única dieta e exercício salvador para todo mundo.

Acredite, cada ser é único. Mas somente juntos podemos encontrar as muitas respostas que a saúde precisa. A união da ciência, profissionais de saúde, pacientes e até mesmo blogueiros, é o nosso melhor caminho!

Sejam bem vindos ao blog e bons treinos!

Sobre o autor

Guilherme Giorelli é nutrólogo e médico do esporte e exercício. Fellow do International College for Advancement of Nutrology e com mestrado em vitamina D, ele organiza eventos científicos, além de ministrar aulas e palestras. Atualmente é diretor do SMEERJ (Sociedade de Medicina Esportiva e do Exercicio do Rio de Janeiro). Seu dia a dia, porém, é o atendimento de pacientes em sua clínica, que buscam cuidar da saúde por meio da alimentação e do exercício.

Sobre o blog

Este blog é para discutir, sob a ótica da nutrologia e da medicina do esporte, qual o impacto da alimentação sobre o nosso organismo, quais as suas relações com o exercício e como a suplementação pode ajudar. Afinal, todo dia existem novos artigos sendo publicados, novas verdades para serem aprendidas ou questionadas. A ciência nunca está parada, nem você deve ficar.